COMESTIVEIS DO MUNDO E OBJETOS DO MUNDO
Com identidade nativa e esotérica essa pequena horta pretende alimentar aos curiosos. Esse jardim encontra-se na frente de uma loja muito especial. A pedida dos donos foi para cultivar plantas comestiveis, daí a ideia de fazer um jardim de hortaliças, mas perene!
paleta vegetal. Mix de hortaliças organicas+ PANC+ florais + aromáticas + nativas + invasoras + flores silvestres
objetivos.
_criar um espaço éducativo´
_enriquecer a diversidade alimentaria
_incentivar o consumo de panc, de orgánicos e sua conservação
_aumentar biodiversidade nos jardins
_revalorizar a flora local + as plantas do mato + especies espontâneas
_resgatar tradicões culinarias e sabores da região
_apresentar especies invasoras e a sua problematica + identificação + fazer do consumo a estrategia de controle
_apresentar a problematica do cutivo de especies exoticas
Jardim Taioba se transformou num jardim educativo porque muitas das plantas que cultivamos aqui são tipicas dos antigos quintais da região, porém as pessoas as rechonhecem. Daí preguntam ou falam alguma historia e até trocam receitas. Com esse espaço ajudamos a preservar a flora e a fauna endémicas cultivando plantas nativas da península como Heliconias e Costus. Podemos resgatar os sabores regionais com plantinhas do mato que nas antigas acostumabam estar nos pratos do dia a dia. Tentamos informar sobe a problemática do cultivo de plantas exóticas e invasoras na região, como a Canha de ambar e Onze horas, que vão se espalhando sem controle no mato acabando com a biodiversidade. Ao reconhecer a planta e ter contato com ela podemos aprender o manejo e assim quando achamos essa especie no mato tiramos e levamos para fazer uma comida em casa, legal neh? E ainda temos um espaço lindo, com ar da indonesia para dar o recebimento na chegada ate uma loja muita especial.
QUE SÃO AS PANC? São hortaliças tradicionais, algumas conhecidas como plantas ´do mato´ que estão presentes nos quintais. Elas são autosustentaveis, rústicas e adaptaveis ao clima e condições locais, tem necesidades hidricas e de insumos menores e podemos colher o ano todo! Uma das coisas mas interesantes dessas plantas e que elas fazem que a nossa dieta e o nosso jardim seja biodiverso! Algumas delas são: vinagreira, beldroega, taioba, capuchinha, costus e mais. Vem conhecer esse jardim culinario!








PLANTAS ALIMENTICIAS/ nutricias e hospedeiras
Esse jardim não e só para nos disfrutar e comer neh… cultivar um jardim ativista e ser concientes de que somos nos os que estamos morando na floresta, porém, temos que preservar a biodiversidade nativa.
As lagartas são um perfeito exemplo para começar comprender esse conceito. Elas acostuman ser chamadas de praga mas na real, não são! Elas são o segundo estadio na metarmorfosse, precissam comer para se transformar em crisálidas e logo depois em borboletas. Cada espécie de borboleta gosta de plantas diferentes. Escolhem um tipo de planta para a colocção dos ovos, as lagartas logo vão se alimentar sela ate crecer e procurar um cantinho para se transformar numa crisálida. Quando adultas elas alimentam-se de outras especies de plantas ´nutricias´, que tem nectar disponível para elas. Então, vamos deixar as lagartas se alimentar tambem? Vamos cuidar dos polinizadores, sim. Eles que são os escarregados de fornecer o nosso alimento!
Se quiserem saber mas sobe as borboletas podem dar uma olhada no Jardim das borboletas/ Grumixama onde estamos plantando espécies para poder observarlas.
AS AQUÁTICAS
Ter agua no jardim é magico. Além dos beneficios que traz para nos, oferecemos um serviço para a fauna criando um espaço disponivel onde varias especies possam beber e tomar banho. Saggitarias, aguapé e alface d água foram algumas das escolhidas para vestir a fonte do buda criando esse mini ecossitema.
USO DE MATERIAIS RECICLADOS
O living e um espaço especial para se relaxar, olhar pela janela da loja, escutar a agua da fonte e sentir o aroma da canha de ambar e outras especies aromaticas.
Construimos duas jardineiras de madeira de demolição, ideais para espaços pequenos, vestir patios e cuidar dos cultivos que precissam de maior atenção como as hortaliças.
A pergola tambem foi construida com madeiras recicladas, elas tem um ciclo de vida maior por serem de qualidade e fornecem esse estilo da indonesia. Assim a parreira tem morada para escalar e fornecer sombra e frutos durante o verão!
Os vasos de barro são outra escolha sustentável, além de ser melhor para o desenvolvimento das raízes. São ideais para cultivar aromáticas como a lavanda, alecrim e salvia porque podemos fornecer um substrato adequado e controlar a humedade.



PROCESSO DE EXECUÇÂO
UM DIA DE COLHEITA NO JARDIM








































