Um jardim ao pe do morro/ aflorando
Com a ideia de que o jardim fosse uma extensão da mata, plantamos espécies pioneiras, que serão as encarregadas de aguardar e proteger aquelas sementes que ainda dormen baixo essa casa.
A proposta foi pensada para guiar (e não cotrolar) o processo de germinação desse espaço, deixar a terra sarar, deixar ela se expresar e aflorar, silvestre!
FAZEM DESSE JARDIM UM ESPAÇO ATIVISTA
PLANTAS NATIVAS + RECUPERAÇÃO ÁGUA CHUVA + JARIDM PARA BICHOS + LIVINGS FEITOS COM MADEIRAS RECUPERADAS DO LOCAL + PERGORADOS E DECKS DE MADEIRA RECICLADA + ESPAÇO FOGUEIRA + ESPELHO DE AGUA NO MATO + PRAÇA PARA AS CRIANÇAS + HORTA DE TEMPEROS + COMPOSTEIRA


Uma mixtura de espécies, nectaríferas e aromáticas acordam os sentidos e apresentam vários cenários para apreciar o verde.
Ao redor da casa e os decks foram desenhados canteiros com especies nativas florais, como heliconias e costus spiralis + comestiveis como a taioba + palmeras nativas da mata atlantica.




Na construção da casa foram caidas algumas arvores que reutilizamos para varios projetos no paisagismo. Nessas árvores moravam espécies de plantas epífetas, como bromelias, orquídeas e plantas aereas que conservei para usar logo 🙂


Na frente leste os ipês são os responsáveis de proteger a casa do sol do verão e, ao cair de suas folhas, deixar aquecê-la no inverno.

Criam também uma barreira contra os ventos, poeiras e barulhos, apresenteando um espetáculo durante a época de floração.
Um telhado verde!

Um canto verdadeiramente especial, conectando-se com a paisagem por outra perspectiva, sendo um observatório da natureza que nos deixa no nível da copa das árvores.



Um jardim de bichos
A pedaçera das arvores foram reutilizados para criar mobiliario + degraus + estructuras + cadeiras no espaço foguera + um espaço vital para os insetos.





A descomposição dos troncos gera um area de compostagem ideal para o bom crecemento das especies plantadas na sombra e um habitat ideal para diferentes seres como insetos, amfibeos e reptiles.



PRAD
Area de regeneração de especies nativas/ foi plantada de acordo com as indicações do biólogo encarregado. E muito importante que essa área seja respeitada para que a natureza tenha espaços protegidos nos nossos jardims, e que juntos sejam um córrego verde da fauna que ainda mora aqui, onde possam ter acceso ao alimento, refugio e movimentação.
Alinhamos o desenho do jardim com esse espaço para dar uma continuidade criando um espaço naturalista. Ao caminar pelo jardim podem se achar as mesmas especies espalhadas, criando um habitat natural que parece ter existido sempre e que procura regenerar essa terra.
CASA LANDIM
Foi desenhada e construida pela equipe de criação de habitats saudaveis,da uma no trabalho deles aqui:http://www.engenhariasaudavel.com.br









