Um telhado asilvestrado para obeservar o morro
Alho social / flor e sementes para novo plantio! Folhas e flores comestíveis, gostosa e aromática
Escolhi a Carpobrotus edulis para chamar esse jardim porque essa planta NÃO e nativa.
E muito importante tomar conciencia sobe a flora que agente escolhe para os nossos jardins. Quiz chamar atenção para essa espécie porque e uma planta invasora na região onde eu moro e poucas pessoas sabem disso. Então ela e a estrela do telhado verde na casa da Regina, assim que agente espalha o conhecimento, falando com os visitantes sobe ela e sobe a problemáticas do cultivo de espécies exóticas.
O desenho
O telhado foi pensado como observatorio da natureza. Um gramado gostoso para se descalçar e ideal para meditar ou se deitar pela noite e olhar as estrelas. As bordas foram traçadas com espécies florais para delimitar o espaço e levar cores e texturas criando um espaço desestructurado. O mix vegetal apresenta bulbins + thumbergias + portulacas + russelias



Portulaca atrai muuuuiiiitas abelhas durante a manhã!






Emilia e uma das espontáneas que quiz vir morar aqui no telhado
O chorão das praias
Com certeça ja viu ela na praia, numa restinga mas a verdade e que não tem nada que fazer la! A Carpobrotus edulis e uma planta originaria da África do Sul. Como muitas outras plantas que agente cultiva nos nossos jardims ela foi introduzida.
E que tem isso de ruim?
Bom, as plantas exóticas são aquelas especies que econtram se fora de seus froteiras naturais, não só de outros paises mas também especies de outro biomas. Elas foram introduzidas pelo homem, geralmente só pelo potencial comercial. Temos que pensar que quando agente planta estamos fazendo uma intervenção na paisagem. As vezem não percebemos isso porque o nosso jardim e pequeno, mas a natureza não sabe de límites privados. Os ecossistemas são complexos e ao mexer neles desequilibramos a rede de interdependencias. Plantar exóticas é como trazer animais de polo para o trópico.
E que são as plantas invasoras?
As plantas exóticas ao terem condições favoraveis para o seu crecimento, toman conta de um local. Elas tem facilidade para se reproducir e espalhar e logo são muito dificiles de controlar. As invasões biológicas são uma das maiores ameaças para a conservação da biodiversidade. E o problema e grande, porque as espécies exóticas não oferecem alimento ou refugio para a fauna local, então acabam matando as comunidades nativas e comprometendo todos os processos ecológicos naturais.
Qué podemos fazer?
O controle do esparcimento de essa espécie podería ser o consumo dela. Sim! o consumo dela! E uma planta comestivel. Então se as pessoas podem reconhecerl-la vão poder retirar-la das áreas naturais e levar para casa para comer.
Plantemos nativas!











