Os espaços verdes recidenciais podem ser muito mais que um simples jardim, podemos fazer deles locais de conservação da biodiversidade!

Na criação do nosso jardim procuramos desenhar um espaço para desfrutar e conectar com a natureza. Mas acontece que a natureza está sendo degradada rapidamente e muitas das especies que agente conhece não vamos mais ver no futuro.
E por isso que convido vc para, juntos criar um jardim inclusivo oferecendo um espaço de restauração onde aumentar a diversidade biológica.


COMO PODEMOS AJUDAR?
-plantando especies nativas e locais, endemicas no lugar da planta que achamos linda
-plantando especies que oferecem refugio e alimento para a fauna local (aves, insetos, amfibeos)
-plantando especies pioneiras
-escolhendo técnicas organicas
-cuidando da agua
-alimentando o solo
-convidando outros para essa red de jardins ativistas
TEM CORAGEM DE IR UM POUCO MAIS LONGE?
VAMOS DEIXAR DE CONTROLAR!
No jardinagem tradicional agente passa o tempo tudo lutando contra a natureza na verdade, querendo controlar tudo, curtando e tirando fora, com esse conceito de manter tudo ´certinho´ arrumadinho, bonitinho. E porque? Porque e moda! Porque e a estética que apresentaram pra nois como certa. O conceito, do controle do homem da natureza vem de séculos. Hoje é a causa da crisis amiental que e urgente no planeta.
Como todo movimento ártistico é a resposta do que está acontencendo no mundo, os nossos jardins hoje devem de ser outro tipo de arte, precisamos de obras de reforestação residencial. Temos agora a tarefa de refletir, reaprender o que achamos de lindo, repensar as modas, o negocio por trás do mercado verde, ser responsáveis das nossas escolhas diarias e deixar, de uma vez, espaço livre para natureza aflorar.
COMO FAZEMOS ISSO ACONTECER?
Vamos deixar a grama crecer? Conhecer essas flores silvestres que lutan para sair ao sol. Repensar o conceito de´erva danhina´. Descobrir o que o chão dá. Revalorizar o nativo. Deixar de matar todo o que não gostamos. Observar o ciclo da vida acontecer com paciencia. Asmirar a beleza de uma planta seca, ver como ela ainda e vida.
Comprender que a terra não e nossa, somos só uma das muitas especies que moram nela.
Vamos puxar para que a natureza ganhe um espaço, no lugar de perder mais um!





