ELAS
Tem beneficios para a fauna local + oferecem refugio e alimento para os insectos e aves que as reconhecem + e preciso fomentar a biodiversidade e gerar comunidades vegetais propias do bioma + algumas plantas aliens tornan-se invasoras comprometiendo as nativas, e así a os montes e as selvas + pasarom milhares de anos se adaptando as condições de essa regiãon geográfica porem são espécies que já resistiram, são mais fortes e resistentes a doenças + são adaptadas às variações do clima existente + requierem menos cuidados e manutenção + são adaptadas a o régimen de chuvas (possibilitam o consumo responsavel da agua)
A Mata Atlântica
Possui a maior diversidade de árvores do mundo!
Das plantas vasculares conhecidas da Mata Atlântica 50% são endêmicas, ou seja, não ocorrem em nenhum outro lugar no planeta. Eessas especies autóctonas são as que temos que escolher para assim preservar a genética vegetal local criando pequenas reservas naturales urbanas.


Uma rede complexa
Por exemplo, os pássaros só procuram comida para seus filhotes em uma área de 50 a 100 metros em torno do local do ninho e precisam coletar até 1000 lagartas e aranhas por dia para alimentar uma ninhada de bebês … um dia! … e isso continua depois que eles fogem por algumas semanas … isso é um compromisso sério.
Infelizmente alimentar pássaros e polinizadores como borboletas não é suficiente. O ciclo reprodutivo deve ser entendido se você quiser ter uma nova geração dessas criaturas, se quiserem sobreviver. Os pássaros não alimentam os filhotes com sementes ou bagas, eles os alimentam com aproximadamente 20% de insetos e 80% de lagartas.

As lagartas não estão presentes, a menos que as plantas hospedeiras estejam presentes em sua terra. Elas são muito específicas na escolha da planta, geralmente são especialistas em apenas uma planta, cada espécie de lagarta. Portanto, sem as plantas hospedeiras selvagens (mal conhecidas de ervas daninhas, hebáceas e árvores nativas), as lagartas não estarão presentes e as aves não se reproduzirão.

As populações de insetos caíram cerca de 75% em todo o mundo e a perda de plantas hospedeiras é enorme. Daí a grave redução nas populações de aves, anfíbios, pequenos mamíferos, etc. (isso e produtos químicos, é claro).
´MAS QUE EU POSSO FAZER?´
Todos nos podemos fazer MUITO!
Fomos treinados pelo mercado para retirar as ervas daninhas, importar e plantar muitas exóticas (plantas bonitas mas que não têm nada a ver com o delicado equilíbrio da vida em um ecossistema nativo), para colocar gramados grandes nos nossos jardins (que não oferecem nada para a fauna e só geram trabalho de manutenção), para matar todo o que agente não gosta porque na real não conhece.
O primero paso para ter um jardim ativista?
Repensar o que conhecemos como jardim, repensar quem que e o dono do jardim, da terra, da natureza.
Então, vamos fazer o teu jardim ativista?